Esfinge de Gizé - Detalhes em Azul
Material: resina
Peso: 250g
Medida: 10 x 7 x 15 cm
Composta por corpo de leão e cabeça de ser humano, a esfinge de Gizé foi mandada construir possivelmente pelo faraó Quéfren, o mesmo construtor da grande piâmide de Gizé.
Além de ser a maior escultura feita de monólito no mundo também é a mais antiga, construída por volta da IV dinastia (aproximadamente 2723 a.c. – 2563 a.c.).
No imaginário dos antigos egípcios, a imagem de uma esfinge significava poder e sabedoria e servia como uma espécie de proteção para as pirâmides. No entanto, não se sabe ao certo o nome usado pelos antigos egípcios para designar esse tipo de estátua. Possivelmente, a palavra egípcia que designava a esfinge era shesep-ankh, que significa imagem viva. Porém, os gregos traduziram de modo errado por sphigx que significa atar, ligar, visto que a esfinge é uma estátua heterogenea, formado por pela imagem de um leão, que conforme mitologia egípcia representa um guardião de lugares sagrados, e outra de ser humana ligados entre si.
Uma antiga lenda diz que por volta de 1400 a.C. Tutmés IV adormeceu ao lado da esfinge e ouviu sua voz pedindo-lhe que ele retirasse a areia que a encobria, resultado das tempestades de areia, em troca prometeu torna-lo rei do Egito. Tutmés cumpriu com sua parte no acordo e antes que acabasse de cumprir a tarefa, já havia se tornado um Faraó. Entre as enormes patas da esfinge, é possível encontrar uma placa com esta descrição. Alguns historiadores afirmam que esta foi a primeira tentativa de restauração da antiga esfinge. (www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/esfinge-de-gize)
"A Bruxa Boa", loja online de produtos esotéricos e artigos místicos. Melhor preço para Caldeirão de bruxa; Pedras e Cristais; Incensos; Estatuetas de Deuses; Bruxas, Magos, Duendes, Gnomos e Fadas; Amuletos em forma de brincos colares e anéis; Livros esotéricos